Das leben ist zu kurz… um Deutsch zu lernen!

E aqui estou eu tendo problemas de novo com meu querido amigo: o idioma alemão.

Passei as últimas semanas sem estudar. Depois da entrevista, queria um pouco de “sossego”.

Nessa última quarta-feira, acordei com um email da minha gast. Ela tinha enviado um email para a VSH (escola de idioma) de Düsseldorf perguntando se eu já podia me inscrever para começar em março o curso A2.

Eles disseram que sim, e que eu fizesse um teste online para saber meu nível.

Bom, fiquei logo nervosa, nervosíssima. O teste era uma porcaria. Achei bem difícil. Tinha um minuto para responder as perguntas e eu não sabia de nada. NADA.

Quando terminei o teste, eles pediram meu email e enviaram o resultado. Fui muito bem… só que não mesmo!

Eu pensei “mais tarde faço de novo e melhoro isso”. Mas depois pensei, “dane-se” e enviei mesmo assim para minha gast.

Bom, ela também reconheceu que eu fui péssima mas disse que eu não em preocupasse. Nunca menti para ela. Ela sabe que meu alemão é ruim e nós nunca conversamos em alemão.

Enfim, respondi dizendo que eu preferia começar do zero, ou seja, do A1. Ela, no entanto, disse que preferia que eu fizesse o A2, que eu refizesse o teste, e que seria melhor, já que eu vou precisar falar em alemão com as crianças quando ela sair de licença. Para finalizar, ela disse que a atual au pair deles chegou lá com nível B1 e o antigo com B2.

Fiquei bem sentida na hora por ela ter “esfregado” na minha cara isso. Na verdade, foi mais ou menos assim:

Juntando meu stress usual com o dia podre que eu tive e com mais esse email, cai logo no choro. Nesse processo, parece que é tudo ou nada. Qualquer coisinha que dê errado – ou pareça que está dando errado – é um desespero só.

Agora, um pouco mais calma, vi que foi uma overreaction mesmo. Sim, meu alemão é péssimo mas minha gast sabe disso e eu não tenho que me preocupar!

Mais tarde vou tomar umas cinco xícaras de café e refazer esse teste.

Não vejo a hora de isso tudo se acertar…

 

Leave a Reply

